educação com
afeto para
a diversidade

EnglishPortugueseSpanish

educação com
afeto para
a diversidade

Como usar o potencial criativo das crianças para formar pessoas melhores

criança criativa

Ações de educação que reforçam a empatia, o respeito e a responsabilidade devem ser estimuladas.

A criança é o ser humano mais autêntico que existe. Quem convive perto sabe o potencial que elas têm. Estão sempre querendo saber mais, investigar, com vontade e disposição de fazer coisas interessantes, além de descobrir novas possibilidades. E sem se esquecer de se divertir, é claro. Por isso, usam as fantasias, os sonhos e conseguem manifestar de maneira muito criativa a forma como elas enxergam o mundo ao seu redor.

Embora, não exista uma fórmula pronta para educar crianças, é interessante para os adultos preocupados com o crescimento saudável dos pequenos saibam que uma educação direcionada pode ter um papel fundamental nessa fase em que eles estão se formando e se colocando no mundo.

Por isso, é importante estimular esse potencial para formarmos pessoas melhores, com mais igualdade, respeito e empatia, e que espalhem boas lições no mundo.

E de que forma a escola pode ajudar nessa etapa? Há maneiras de alinhar essas práticas com o currículo da sua instituição.

Convívio pela empatia

Desde os primeiros passos, as crianças demonstram a capacidade de perceber o outro, criar referências. Elas absorvem tudo – de coisas positivos até as negativas. Assim, o convívio acompanhado por iniciativas de educação que valorizem o aprimoramento das habilidades da criança é uma etapa importante para estimular ainda mais a autenticidade e promover um crescimento saudável dos pequenos e pequenas.
Conhecer pessoas novas, com ideias, ações, personalidades diferentes, vai despertar o olhar da criança para o mundo ao seu redor e promover a igualdade e a diversidade. Elas poderão entender que as diferenças existem e não são problemas, se tornando um aprendizado único na formação de seres humanos melhores. Com isso, professores e responsáveis pelo ensino estarão trabalhando a empatia, fazendo a criança entender melhor o outro e sabendo se relacionar com todos.

Respeito

Crianças com empatia também são seres humanos mais respeitosos. Assim, aprendem a ter respeito às diferenças, ao espaço, aos animais, aos mais velhos, por exemplo. Isso é ensinado quando elas têm contato com livros e histórias de outras culturas, brincando e compartilhando brinquedos com todos, em atividades em grupo, onde a participação ajuda no aprendizado de todo o grupo, entre outros. A realização de atividades fundamentadas, com propósitos, ajuda nessa etapa.

Resolver problemas

É interessante que a escola, além de proporcionar o convívio, estimule a criança a resolver problemas, encontrando soluções e se fazendo propositiva. Ações baseadas na realidade do pequeno ajudam a fazer com que ele tome decisões com responsabilidade, tenha iniciativa e organização. Tratam-se de características importantes para o presente e no futuro deles, trazendo benefícios nos relacionamentos pessoais e na carreira profissional.

Além disso, há outras maneiras de estimular o potencial das crianças na busca por uma sociedade melhor. Uma delas é com a ajuda do curso Educação para a Diversidade da Piraporiando, que leva aprendizado com base na convivência e na valorização da diversidade. Assim, é possível desenvolver situações que estimulam a busca por soluções compartilhadas, estimulando o respeito e a empatia com foco em uma educação antirracista, antibullying e sem preconceitos.

Quer saber mais sobre isso? Basta clicar aqui e ter acesso ao curso completo.

Compartilhe

Veja mais posts

Jorna Bett Online

A segunda edição da Jornada Bett Online que vai ao ar entre os dias 11 e 14 de maio de 2020, será transmitida ao vivo

Revista Educação&Família – Ensino domiciliar

Nossa educadora e fundadora Janine Rodrigues, foi convidada para falar sobre o ensino domiciliar (homeschooling), pela Revista Educação&Família.   Confira no link: https://issuu.com/suaescolaideal/docs/p4_ed2_familiaeeducacao_smc  

Preencha o formulário que entraremos em contato com você

Open chat
Como posso te ajudar?
Olá, ...✋🏾
Como a Piraporiando pode te ajudar?