educação com
afeto para
a diversidade

EnglishPortugueseSpanish

educação com
afeto para
a diversidade

O papel da escola para uma educação livre de racismo

racismo na escola

O combate ao racismo é papel de todas as pessoas que buscam uma sociedade igualitária e livre de preconceitos. Neste sentido, cabe à escola também oferecer um ambiente informativo, acolhedor e que propague uma educação antirracista. Mas qual o papel da instituição, de fato, no combate ao racismo na escola? De que forma a escola pode ser responsabilizada em relação a este tema?

Incluir a cultura afro-brasileira no currículo escolar é lei

Primeiramente, cabe salientar que, desde 2003, é obrigatório o ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, conforme a Lei 10.639. Também ficou determinado que o calendário escolar deve incluir o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra. Desta forma, as instituições devem obedecer à regra, adequando o currículo escolar aos temas da cultura negra e contribuindo para a valorização da pluralidade étnica brasileira.

Na prática, significa dar visibilidade e mostrar a importância do papel dos negros e negras na sociedade brasileira. A abordagem de temas neste sentido aumenta a sensação de pertencimento das crianças negras, elevando a sua autoestima. Ao mesmo tempo, mostra às crianças brancas a diversidade cultural do nosso país e a grande relevância dos negros para a construção da nossa sociedade.

O racismo no dia a dia escolar

Engana-se quem pensa que o racismo é uma situação isolada, que ocorre somente em jogos de futebol, por exemplo. Pelo contrário, situações de preconceito contra pessoas negras está em momentos corriqueiros, do dia a dia, e, que muitas vezes, estão intrínsecas até mesmo no vocabulário. Já usou a expressão “denegrir”? Ou “mercado negro”? As duas têm em comum colocar a cor negra como algo ruim, que traz prejuízos.

O racismo na escola se manifesta de múltiplas maneiras também. Seja pela linguagem verbal, quando a criança é vítima de insultos e piadas pela sua cor ou cabelo. Ou situações de exclusão, durante tarefas em grupo ou atividades fora do ambiente escolar. A normalização deste tipo de situação gera crianças e adolescentes com baixa autoestima, que se sentem marginalizadas e não merecedoras de respeito e oportunidades.

Como combater o racismo dentro e fora da escola

Ações baseadas na inclusão são capazes de promover uma educação antirracista. Como já mencionado, é dever da escola incluir temas sobre a cultura negra no conteúdo escolar. Mas não basta apenas falar sobre o assunto no Dia da Consciência Negra. É preciso investir diariamente na busca pelas relações igualitárias. Seja por meio da construção de murais, organização de feiras étnicas, bate-papo com personalidades negras e relevantes para a comunidade onde a escola está inserida, entre outras.

Cabe aos educadores e educadoras também se questionarem se estão tratando todas as crianças igualmente; se estão incentivando os alunos negros a assumirem posições de liderança na sala de aula e se estão promovendo debates com os pais ou responsáveis para inseri-los no tema antirracista.

Outra forma de ampliar a discussão sobre o assunto é investir em aperfeiçoamentos sobre o tema, como o curso Educação para a Diversidade da Piraporiando. Para levar uma educação antirracista, antibullying, sem preconceitos e baseada no afeto para dentro da sua sala de aula é simples. Basta clicar aqui e ter acesso ao curso completo.

Compartilhe

Veja mais posts

Jorna Bett Online

A segunda edição da Jornada Bett Online que vai ao ar entre os dias 11 e 14 de maio de 2020, será transmitida ao vivo

Revista Educação&Família – Ensino domiciliar

Nossa educadora e fundadora Janine Rodrigues, foi convidada para falar sobre o ensino domiciliar (homeschooling), pela Revista Educação&Família.   Confira no link: https://issuu.com/suaescolaideal/docs/p4_ed2_familiaeeducacao_smc  

Preencha o formulário que entraremos em contato com você

Open chat
Como posso te ajudar?
Olá, ...✋🏾
Como a Piraporiando pode te ajudar?