educação com
afeto para
a diversidade

EnglishPortugueseSpanish

educação com
afeto para
a diversidade

SÉRIE EDUCAÇÃO PIRAPORIANA – ABDIAS DO NASCIMENTO

Nascido no interior de São Paulo em 1914, Abdias do Nascimento é uma das figuras mais relevantes no nosso país no quando o assunto é direitos humanos e cultura negra. Pelo sua atuação nesses campos, inclusive, Abdias foi reconhecido internacionalmente com o prêmio Nobel da Paz, em 2010.
Fundou desde entidades pioneiras como Teatro Experimental do Negro (TEN), o Museu da Arte Negra (MAN) e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), à partidos políticos, deixando sempre muito transparente sua capacidade de liderança e organização. Abdias foi ator, poeta, dramaturgo, escritor, professor universitário, artista plástico, ativista e político. Na política, exerceu o cargo de deputado federal.,

Abdias teve um contato muito próximo com a escravidão no Brasil. Seus avós foram pessoas escravizadas. Acostumado ao trabalho desde criança, enxergou no exército brasileiro uma oportunidade para conseguir migrar à capital. Entretanto, ao se juntar ao movimento da Frente Negra Brasileira, teve que abandonar a instituição, pois a carreira militar não permitia que ele participasse de protestos em locais públicos contra o racismo.

Enxergou no teatro uma possibilidade de tirar da margem da sociedade seus irmãos de cor, trabalhando autoestima e o desenvolvimento de uma narrativa construída a partir de nós mesmos através das artes cênicas. Em 1944, nasceu o Teatro Experimental do Negro, que pode ser considerado um marco experimental de autoafirmação e diversidade nas artes cênicas do nosso país. O projeto incluía alfabetização de pessoas negras, formação de atores e atividades que os incentivavam se enxergarem como cidadãos de direito.

Abdias do Nascimento dedicou toda sua vida ao trabalho em prol da comunidade negra, visando mais acesso a direitos, cultura, trabalho e muito mais do que reintegração social — uma conexão do povo negro com o Brasil, uma estruturação do sentimento de pertencimento com essa terra.

Foi autor da lei que estabelece o dia 20 de novembro como o dia da Consciência Negra, a mais marcante data para se pensar sobre o abismo social ainda existente, por mais que ações e práticas de combate ao racismo devam ser tomadas todos os dias do ano. Abdias do Nascimento, sem dúvidas, foi uma das figuras empenhadas em virar a página dos reflexos e do legado da escravidão. Um herói nacional.

Compartilhe

Veja mais posts

Jorna Bett Online

A segunda edição da Jornada Bett Online que vai ao ar entre os dias 11 e 14 de maio de 2020, será transmitida ao vivo

Revista Educação&Família – Ensino domiciliar

Nossa educadora e fundadora Janine Rodrigues, foi convidada para falar sobre o ensino domiciliar (homeschooling), pela Revista Educação&Família.   Confira no link: https://issuu.com/suaescolaideal/docs/p4_ed2_familiaeeducacao_smc  

Preencha o formulário que entraremos em contato com você

Open chat
Como posso te ajudar?
Olá, ...✋🏾
Como a Piraporiando pode te ajudar?