educação com
afeto para
a diversidade

EnglishPortugueseSpanish

educação com
afeto para
a diversidade

A importância da professora e do professor motivados

 

A importância da professora e do professor motivados

 

Dentro do contexto escolar, professor e professora são os mais importantes agentes no processo de aprendizado da criança. São eles que estabelecem o elo entre a escola, a aprendizagem e o educando. 

No trabalho da Piraporiando, realizado em sua grande maioria em escolas, percebemos os diversos desafios destes profissionais e propomos sempre um trabalho em conjunto, priorizando a comunicação e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais destes professores e professoras e não só de seus alunos. 

Algumas dicas

1- Invista em capacitação 

Com as novas tecnologias e metodologias, constantes atualizações nos campos da ciência e comunicação, é comum alunos e alunas  trazerem novidades para a escola. A troca de conhecimento é essencial e o professor e a professora precisam estar sempre atualizando seus saberes, seja para constante formação ou para que ele não se sinta fragilizado diante de assuntos com os quais tem pouco ou nenhuma intimidade. 

2- Liberdade 

Cada um tem sua forma de compartilhar conteúdos e proporcionar aprendizados. É importante que professores e professoras respeitem a metodologia da escola e que a escola respeite sua liberdade na forma de ensinar. É preciso equilíbrio. 

3 – Ofereça apoio 

O professor precisa se sentir seguro em relação aos novos projetos que chegam na escola. É preciso haver empatia da direção e coordenação, além de materiais de apoio e estrutura para que o professor não se sinta desafiado a ponto de questionar sua capacidade e se intimidar. 

Pergunte-se: O que meu professor/professora precisa para fazer um bom trabalho? O que nossa escola pode fazer por eles? Será que eles tem tranquilidade para abordar este assunto em sala? 

É interessante que antes do início de um novo projeto, o professor e a professora recebam um conteúdo qualificado em tempo de estudá-lo e tirar suas dúvidas. Assim, eles terão  segurança em compartilhar os seus saberes e conteúdo do projeto com os alunos. 

Quando um projeto da Piraporiando é iniciado com a escola,  sempre conversamos com todos os envolvidos sobre estas questões. Nossa preocupação e cuidado é para que trabalhemos juntos. Além disso, ninguém conhece mais a turma do que o professor e a professora. Quem mais faz parte do dia a dia dos alunos de maneira tão intensa quanto eles? 

É importante um acompanhamento das atividades na sua escola. Para isso é interessante a coordenação acompanhar as atividades com o objetivo de responder a pergunta: O que eu como diretor/coordenador posso fazer para potencializar ainda mais o trabalho deste professor e professora? 

Cuidado com regras, ideias e sugestões sem sentido. Se você não faz parte do processo, provavelmente não poderá fazer parte da solução. Uma escola de sucesso ouve seus professores e professoras. 

4 – Divirtam-se 

Vivemos em comunidade. Passamos horas e horas do dia em nosso trabalho. É saudável o riso, o abraço, a escuta. Tudo que fazemos e somos é para o bem de pessoas. Dentro de suas possibilidades, proporcione momentos de celebração para sua equipe. 

Abraço

Janine Rodrigues, escritora e educadora, fundadora da Piraporiando

Conheça-nos em http://www.piraporiando.com

Curta a Piraporiando nas redes sociais: InstagramFacebook , LinkedIn e Youtube.

Compartilhe

Veja mais posts

Jorna Bett Online

A segunda edição da Jornada Bett Online que vai ao ar entre os dias 11 e 14 de maio de 2020, será transmitida ao vivo

Revista Educação&Família – Ensino domiciliar

Nossa educadora e fundadora Janine Rodrigues, foi convidada para falar sobre o ensino domiciliar (homeschooling), pela Revista Educação&Família.   Confira no link: https://issuu.com/suaescolaideal/docs/p4_ed2_familiaeeducacao_smc  

Preencha o formulário que entraremos em contato com você

Open chat
Como posso te ajudar?
Olá, ...✋🏾
Como a Piraporiando pode te ajudar?