educação com
afeto para
a diversidade

EnglishPortugueseSpanish

educação com
afeto para
a diversidade

Série Educação Piraporiana – Dorothy Counts

 

Série Educação Piraporiana – Dorothy Counts

Com muito afeto, empatia e intencionalidade, a Piraporiando lança a série Educação Piraporiana, série de conteúdos contando histórias reais que mostram a importância de uma educação antibullying, antirracista e sem preconceitos. Todo mês vamos compartilhar histórias que vão de encontro ao que acreditamos na Piraporiando: Uma educação que promova a equidade. Acreditamos na educação não como privilégio e sim como direito de todas as pessoas.

Começamos a série com a história de Dorothy Counts, a primeira estudante negra aceita em uma escola pública (de brancos) nos Estados Unidos, em 1957. No seu primeiro dia de aula na Universidade Harry Harding, em Charlotte, na Carolina do Norte, em 4 de setembro de 1957, Dorothy foi recebida pelos alunos com violência. 

Em Charlotte havia segregação racial e como uma tentativa de integração, as escolas selecionaram algumas crianças negras para estudarem nas instituições públicas da cidade. Dorothy foi a única menina negra escolhida para estudar na Harding. 

Douglas Martin – 5.set.1957/Associated Press

Durante os 5 dias que a adolescente, com 15 anos de idade, frequentou a escola foi duramente perseguida, ouviu insultos, foi cuspida, atiraram lhe pedras entre outros objetos, além de oprimida pelos estudantes, tudo que ela passava era ignorado pelo diretor e professores. Mas Dorothy seguiu de cabeça erguida e sem reagir. Por fim, seus pais quando acreditaram que a vida da adolescente estava em risco a retiraram da escola.     

 Este episódio teve muita repercussão na mídia e foi de grande importância para o movimento dos Direitos Civis e o fim da segregação racial nos Estados Unidos. Hoje aos 78 anos Dorothy é psicóloga e educadora infantil. Ela dedicou sua a vida, a garantir que nenhuma outra criança passasse pelo que ela passou. Mostrando principalmente aos pais a importância de educar as crianças desde cedo, antes mesmo da escola.

 

 Yndiara Costa – Comunicação e marketing na Piraporiando.

Gostou do texto? Acompanhe nosso conteúdo!

Curta a Piraporiando nas redes sociais: Instagram, Facebook , LinkedIn e Youtube.

Compartilhe

Veja mais posts

Jorna Bett Online

A segunda edição da Jornada Bett Online que vai ao ar entre os dias 11 e 14 de maio de 2020, será transmitida ao vivo

Revista Educação&Família – Ensino domiciliar

Nossa educadora e fundadora Janine Rodrigues, foi convidada para falar sobre o ensino domiciliar (homeschooling), pela Revista Educação&Família.   Confira no link: https://issuu.com/suaescolaideal/docs/p4_ed2_familiaeeducacao_smc  

Preencha o formulário que entraremos em contato com você

Open chat
Como posso te ajudar?
Olá, ...✋🏾
Como a Piraporiando pode te ajudar?