educação com
afeto para
a diversidade

EnglishPortugueseSpanish

educação com
afeto para
a diversidade

A importância da psicomotricidade para a educação das crianças



Psi-co-mo-tri-ci-da-de”. Que palavra complicada, né? Psicomotricidade é a integração entre funções motoras e mentais. A psicomotricidade é muito importante para a educação e saúde infantil e engloba diferentes disciplinas (biologia, psicologia, sociologia, linguística…).

A psicomotricidade se encaixa em conceitos da educação física que buscam estimular e potencializar a relação da criança com o seu corpo. Há quem defina, de uma forma mais ampla, a psicomotricidade como uma ciência que estuda o indivíduo por meio de seu movimento e a interação social.

Em meio a diferentes conceitos e estudos um fator é unânime: a importância da psicomotricidade para a educação infantil. O estímulo para o desenvolvimento de noções sobre o próprio corpo e seus movimentos e sobre a interação com os espaços provou-se fundamental desde a primeira infância, sendo o começo do processo educacional, tendo influência não apenas sobre os movimentos mas sobre a capacidade de se comunicar (de gestos e interações com os colegas até o ato de escrever, por exemplo).

É indispensável que a escola trabalhe a psicomotricidade com os pequenos, pois é a partir disso que as crianças podem elaborar melhor seus movimentos e tudo que se refere ao que está a sua volta. É preciso motivar as sensações e relações entre o corpo, ambiente, outros indivíduos e coisas e desenvolver percepções sobre o conhecimento dos movimentos e das respostas corporais, utilizando movimentos, signos, símbolos e objetos, reais e imaginários.

Assim as crianças descobrem e expressam suas capacidades, através da ação física, criativa e da expressão da emoção, dando a elas a capacidade e segurança para se movimentar e se expressar. 


Como estimular?

Um bom exemplo de estímulo para desenvolver a psicomotricidade entre crianças é o desenho, uma das primeiras formas de expressão na infância.

Desenhar é uma atividade espontânea, assim temos que respeitar (e incentivar!) esse momento das crianças. Se os pequenos querem desenhar, apoie! Forneça papel, lápis, giz de cera… o que você tiver. Cuidado com os comentários, mesmo que de brincadeira. Se uma criança desenha um sol verde não vale interromper pra dizer a ela que o sol é amarelo. Muito provavelmente ela sabe disso e, se não sabe, logo logo vai saber. É muito provável que ela tenha desenhado o sol verde por uma questão criativa e imaginativa. Cuidado para não podar a imaginação e criatividade da criança.

Rabiscos disformes são apenas o primeiro passo. Além disso eles podem ser disformes para você mas para a criança o desenho pode fazer todo sentido. O brincar deve ser livre. A criança muitas vezes aprende brincando e sem a constante interferência do adulto. 

É papel da família e da escola desenvolver a psicomotricidade dos pequenos? Sim! Isso pode ser feito em casa com brincadeiras que vão estimular o senso de espaço, movimento e percepção da criança. E lembre-se : A escola é importante mas, como sempre, a participação da família é fundamental! Educação é um conjunto de vários elementos e sua construção depende da atuação de diversos atores da sociedade : família, escola, sociedade como um todo.

Abraços piraporianos e até a próxima !

A Piraporiando é uma editora de literatura infantojuvenil e consultoria de arte-educação com foco na diversidade cultural, nas habilidades emocionais e no e no incentivo à leitura a favor de uma educação  antirracista, sem preconceitos e antibullying.

Conheça nossos livros e consultoria em projetos de arte-educação em www.piraporiando.com

Acompanhe a gente em nossas redes sociais! 😉

Facebook e Instagram – @piraporiando

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Compartilhe

Veja mais posts

Prêmio Escola Diversa

Em sua primeira edição, escolas das redes pública e privada  podem participar, o Prêmio Escola Diversa, foi criado pela Piraporiando, tem a proposta de dar

Compartilhe

Veja mais posts

Prêmio Escola Diversa

Em sua primeira edição, escolas das redes pública e privada  podem participar, o Prêmio Escola Diversa, foi criado pela Piraporiando, tem a proposta de dar

Assine nossa Newsletter

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Preencha o formulário que entraremos em contato com você

Open chat
Como posso te ajudar?
Olá, ...✋🏾
Como a Piraporiando pode te ajudar?