educação com
afeto para
a diversidade

EnglishPortugueseSpanish

educação com
afeto para
a diversidade

Música e processo de aprendizagem: entenda melhor essa relação

A música, em maior ou menor grau, está presente no nosso dia a dia, despertando em nós diferentes sentimentos e emoções. Mais do que letra e melodia, ela pode ser um poderoso instrumento para a formação integral dos indivíduos.

É fundamental que pais, familiares, escolas e educadores compreendam a importância da musicalidade e aprendam a incorporar a música no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes.

Por isso, hoje vamos mostrar como se dá essa relação, além de ajudar você a entender melhor alguns dos benefícios da música no desenvolvimento humano. Vamos lá?

Qual a relação entre musicalidade e aprendizado?

A educação, quando entendida como um processo progressivo e permanente, deve sempre contribuir com o desenvolvimento da inteligência e do pensamento crítico do educando.

Entre tantas outras práticas valiosas, a música tem a capacidade de transformar o aprender em algo lúdico, tornando esse momento mais prazeroso para a criança. Além disso, ela sensibiliza o indivíduo desde a infância para os sons e trabalha ao mesmo tempo corpo e mente.

Que dificuldades enfrenta a inserção da música no processo de aprendizagem?

Para as escolas, o Brasil possui uma lei (11.769/2008) que torna obrigatório o ensino de música na educação básica. Apesar da norma valer há quase dez anos, o país ainda enfrenta desafios para assegurar esse direito aos estudantes.

O principal deles é que muitos professores não têm formação específica nessa área. Outro ponto importante é a elaboração dos projetos curriculares de música, que em várias instituições de ensino ainda são breves e sem continuidade.

Mas alguns especialistas e profissionais da área enxergam o cenário com mais otimismo e acreditam que a lei já está ajudando a conscientizar a sociedade sobre a importância da música na escola.

Quais as vantagens da música para a formação do indivíduo?

A partir do momento que compreendemos o papel importantíssimo da música na formação humana, podemos apontar diversos benefícios no desenvolvimento de crianças e adolescentes envolvidos em atividades musicais no dia a dia.

Desenvolvimento cognitivo e linguístico

O contato com os sons permite um aperfeiçoamento dos sentidos, como a percepção auditiva e a fala (ao cantar). Aos poucos, a criança vai gostando mais de alguns sons e começa a reproduzi-los ou até cria outros a partir deles.

Desenvolvimento psicomotor

Atividades musicais ajudam a aprender a controlar músculos e ter mais desenvoltura. Além disso, gesticular, dançar e bater mãos e pés, por exemplo, estimula o senso rítmico e a coordenação motora.

O contato com a musicalidade proporciona ainda um alívio de tensões físicas por meio dos diferentes sentimentos e emoções que os sons e letras são capazes de despertar em cada um.

Desenvolvimento socioafetivo

A música é um instrumento de autoconhecimento e formação da identidade. Por meio de atividades lúdicas com música podemos conhecer nossas características, capacidades e limitações.

Ao participar de atividades musicais coletivas também desenvolvemos a socialização e a noção de grupo. Passamos a nos conectar e a nos integrar com os outros, ao mesmo tempo em que conseguimos nos diferenciar deles.

Estímulo à criatividade

A música é um importante caminho para acionar a criatividade nos educandos, desenvolvendo um terreno fértil para a imaginação. Ela os leva a criar e testar novas ideias e a desenvolver habilidades.

Dessa forma, no futuro, eles serão pessoas e profissionais (seja qual for a área que escolherem) capazes de pensar de modo diferente e trazer novas perspectivas para algo que já existe.  

Descoberta de gostos pessoais

A musicalização também tem como objetivo despertar desde cedo o gosto musical, favorecendo o prazer de ouvir música e de explorar a riqueza cultural e artística do Brasil.

Ela leva ainda ao desenvolvimento de outros gostos e à percepção de características que farão a criança ser, um dia, um adulto mais autônomo, bem como poderão influenciar suas escolhas acadêmicas, profissionais e pessoais.

Não restam dúvidas de que a musicalidade tem um peso importante na formação de crianças e adolescentes. Cabe, portanto, aos pais, professores e familiares ajudarem a inserir e manter a música no processo de aprendizagem.

Gostou de ler sobre esse assunto e quer saber mais? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de diversos conteúdos sobre educação no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram.

 

Compartilhe

Veja mais posts

Prêmio Escola Diversa

Em sua primeira edição, escolas das redes pública e privada  podem participar, o Prêmio Escola Diversa, foi criado pela Piraporiando, tem a proposta de dar

Compartilhe

Veja mais posts

Prêmio Escola Diversa

Em sua primeira edição, escolas das redes pública e privada  podem participar, o Prêmio Escola Diversa, foi criado pela Piraporiando, tem a proposta de dar

Assine nossa Newsletter

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Preencha o formulário que entraremos em contato com você

Open chat
Como posso te ajudar?
Olá, ...✋🏾
Como a Piraporiando pode te ajudar?