educação com
afeto para
a diversidade

EnglishPortugueseSpanish

educação com
afeto para
a diversidade

Listamos 4 formas inovadoras para fazer a avaliação dos educandos

A avaliação dos educandos é um momento escolar importante, principalmente para se ter noção de como está sendo o nível de aprendizado diante do conteúdo ensinado.

Tamanha responsabilidade é transmitida aos estudantes, que nem sempre conseguem suportar essa pressão, assim como podem não compreender, até então, a importância de serem avaliados, por ainda serem muito jovens.

Os métodos de avaliação ainda são muito engessados, deixando de estimular a criatividade dos jovens e causando apreensão, ansiedade e nervosismo. Esses sentimentos travam a capacidade do estudante de demonstrar seus conhecimentos.

Para mudar essa realidade, o post a seguir traz 4 formas inovadoras de avaliar os educandos, buscando métodos mais dinâmicos e eficientes. Confira!

1. Uso de games e aplicativos

Para as crianças da educação infantil, os joguinhos têm extrema importância no aprendizado. A forma lúdica como o conteúdo é apresentado por meio desse recurso faz com que ele seja absorvido mais facilmente.

Isso se afirma, também, nos momentos de avaliar. Há uma série de aplicativos e softwares voltados para o ensino de crianças e, com eles, é possível que os educadores avaliem como está o seu desempenho, de acordo com a disciplina lecionada.

A avaliação não necessariamente precisa ser feita em um momento ou data específica. O professor pode observar, continuamente, como é o desempenho do educando, operando os jogos e percebendo se as crianças de fato absorveram o conteúdo.

É muito importante que haja o acompanhamento constante do educador durante o uso dos jogos para avaliar, com muito afeto e compreensão, propondo também que eles interajam entre si e ajudem um ao outro! Os games são recursos excelentes, mas podem se tornar vazios e sem sentido se usados equivocadamente.

2. Trabalhos de campo

Sair do ambiente escolar é uma das melhores maneiras de testar o aprendizado dos estudantes. Os trabalhos de campo permitem que os estudantes apliquem o que aprenderam — ou seja, eles testam se os educandos de fato compreenderam o conteúdo ao qual estiveram expostos.

O professor deve saber formular essas avaliações de acordo com sua disciplina e o que está sendo lecionado, a fim de propor trabalhos em que os estudantes possam aplicar o conhecimento que tiveram na sala de aula e, assim, mostrar que tiveram êxito no aprendizado.

3. Envolvimento na avaliação

Por que não deixar que os educandos mostrem, espontaneamente, o que eles conseguiram entender sobre os conteúdos ensinados? Essa é uma maneira bem eficiente de entender a profundidade do conhecimento dos estudantes.

Inverter os papéis, deixando a função de ensinar e explicar o conteúdo para os próprios estudantes, é uma maneira de colocar essa sugestão em prática. A criança só conseguirá transmitir se, de fato, tiver aprendido. Quanto mais envolvida ela estiver na avaliação, mais ela poderá mostrar seu grau de aprendizagem.

4. Avaliação dos educandos de modo personalizado

O sistema de ensino atual do Brasil é muito pouco preocupado com as individualidades de cada estudante. São essas questões pessoais que definem o sucesso de cada um deles no âmbito escolar, uma vez que cada pessoa tem um tipo de aprendizado mais desenvolvido que os outros.

Considerando esse fato, é cada vez mais necessário avaliá-los de maneira personalizada, sabendo as limitações de cada um e testando-os de modo que não se sintam menos capazes e nem sobrecarregados.

No ano de 2008, foi criada a plataforma Knewton, que tem como função auxiliar educadores na missão de observar, particularmente, cada educando, de acordo com seu desenvolvimento pessoal e as limitações que tem. Essa plataforma pode ser grande aliada no fornecimento de dados úteis para a realização dessas avaliações personalizadas.

A avaliação dos educandos jamais deve ser um momento que gere ansiedade e preocupações. O feedback dos testes é necessário, mas deve ser feito de modo eficiente e que deixe as crianças à vontade para mostrarem tudo que sabem.

O que achou das nossas sugestões? Tem alguma experiência com avaliações fora dos padrões? Comente no post e compartilhe com a gente!

Compartilhe

Veja mais posts

Prêmio Escola Diversa

Em sua primeira edição, escolas das redes pública e privada  podem participar, o Prêmio Escola Diversa, foi criado pela Piraporiando, tem a proposta de dar

Compartilhe

Veja mais posts

Prêmio Escola Diversa

Em sua primeira edição, escolas das redes pública e privada  podem participar, o Prêmio Escola Diversa, foi criado pela Piraporiando, tem a proposta de dar

Assine nossa Newsletter

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Preencha o formulário que entraremos em contato com você

Open chat
Como posso te ajudar?
Olá, ...✋🏾
Como a Piraporiando pode te ajudar?