educação com
afeto para
a diversidade

EnglishPortugueseSpanish

educação com
afeto para
a diversidade

A arte na educação: como essa disciplina desperta a criatividade?

Pais e mães sempre se preocupam, apesar da rotina agitada do dia a dia, em proporcionar uma educação de qualidade e que direcione os filhos nos rumos do sucesso pessoal.

O período da infância torna-se fundamental para o aprimoramento intelectual e afetivo das crianças. Seja no ambiente escolar ou dentro do cotidiano familiar é importante colocar em prática maneiras que desenvolvam os pequenos.

A arte na educação tem um papel decisivo nesse desenvolvimento, porque prepara-os para as mais diversas situações da vida em que terão que usar a criatividade. Quer entender como essa disciplina pode despertar esse poder criativo? Entenda melhor a seguir!

Qual a importância do ensino das artes na educação?

Friedrich Fröebel, um pedagogo alemão, propagou o conceito de que, na primeira infância, o ideal fosse instigar os pequenos a criar suas próprias expressões artísticas e apreciar aquilo que é criado pelos outros.

A arte em si tem a capacidade de expandir os conhecimentos sobre o mundo à nossa volta por meio do senso crítico, da sensibilidade e, principalmente, da criatividade. Possui o poder também de conduzi-los a perceberem suas limitações e reais potencialidades artísticas.

Ao envolver aspectos reflexivos, expressivos e culturais, essa disciplina, na educação infantil, tem como objetivo moldar os jovens aprendizes por meio de brincadeiras que despertem seus raciocínios e emoções.

Quais os efeitos que a arte produz no corpo?

Explorar a criatividade com os mais diversos meios de atividades artísticas interfere no desenvolvimento físico, nos sentidos e na formação cognitiva das crianças.

O lado direito do cérebro torna-se mais ativo quando a arte é usada. Isso traz um equilíbrio neural e, consequentemente, uma ampliação nas habilidades, no processo de memorização e concentração.

Em crianças com Síndrome de Down, por exemplo, as ações com intuito artístico são responsáveis na melhora gradativa de suas habilidades linguísticas e assimilação das coisas. Seus campos sensoriais expandem e permitem, com o tempo, até obter novas capacidades, como aprender idiomas.

Quais tarefas podem ser feitas, então?

Dentre as mais diversas maneiras de manifestações artísticas que professores e responsáveis podem oferecer para o entretenimento, algumas ganham um certo destaque por propiciar altos níveis de relaxamento, criatividade e imaginação. São elas:

Desenhos

“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo…”, Toquinho, na composição de Aquarela, mostra por meio dos versos como pode ser interessante o desenho para uma criança e a capacidade que ela possui de viajar na sua imaginação a partir daqueles traços.

Uma folha de papel, lápis de cor na mão e várias ideias na cabeça já são suficientes para fazer a alegria dos pequenos e uma forma de manifestarem o que sentem e como observam o mundo.

Pinturas

Assim como os desenhos, a pintura desenvolve um senso de estilo e percepção dos sentidos. As crianças ficam mais inteiradas quanto às cores e as misturas que proporcionam outras nuances.

Aquilo que, de primeiro momento, tem aparência de uma grande brincadeira acaba adquirindo potencial para discernir gostos e jeitos singulares de executar algo.

Dança

É um excelente recurso de atividade física e intelectual, pois a criança consegue despertar a sua musicalidade, expressão corporal, coordenação motora, noções de espaço e equilíbrio.

A dança exerce um grande aprendizado sobre cultura e lazer, além de facilitar a socialização com outras crianças e adquirir maior autoconfiança. Dançar é aprimorar estímulos táteis, visuais, auditivos e cognitivos.

Teatro

Vai muito além da função recreativa e lúdica, pois torna-se uma base para construir conceitos de moral, trabalho em equipe, autodisciplina, improvisação e o enriquecimento do ato interpretativo.

O teatro possui fins pedagógicos que podem ser muito úteis e render bons frutos em um futuro acadêmico e até mesmo profissional, porque permite saber lidar com as situações que a vida coloca de maneira espontânea e tirando um ensinamento disso.

Cabe aos educadores e responsáveis ajudarem os pequenos a descobrirem seus talentos e, assim, proporcionar avanços na formação e no conhecimento. É importante salientar que isso não deve ser restrito ao ambiente escolar, mas uma rotina saudável que vem desde o lar e o contato com familiares e amigos.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a arte na educação, veja também a importância da leitura na educação infantil!

Compartilhe

Veja mais posts

Prêmio Escola Diversa

Em sua primeira edição, escolas das redes pública e privada  podem participar, o Prêmio Escola Diversa, foi criado pela Piraporiando, tem a proposta de dar

Compartilhe

Veja mais posts

Prêmio Escola Diversa

Em sua primeira edição, escolas das redes pública e privada  podem participar, o Prêmio Escola Diversa, foi criado pela Piraporiando, tem a proposta de dar

Assine nossa Newsletter

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Preencha o formulário que entraremos em contato com você

Open chat
Como posso te ajudar?
Olá, ...✋🏾
Como a Piraporiando pode te ajudar?