educação com
afeto para
a diversidade

EnglishPortugueseSpanish

educação com
afeto para
a diversidade

Educação: qual a diferença entre ensino e aprendizado?

Ensino e aprendizado são conceitos muito próximos e com os quais devemos nos preocupar durante todo o processo educacional infantil. O primeiro ponto que precisamos compreender é que eles são elementos complementares, ou seja, onde há ensino, há (ou deveria haver) aprendizado também.

Leia o texto a seguir para entender melhor a relação entre eles e descobrir qual é seu papel no processo de formação da criança. Vamos lá?

O que é ensino?

Quando pensamos em ensino, logo imaginamos uma sala de aula com estudantes e professor, certo? Isso acontece porque ensinar é o principal objetivo dessa profissão.

O dicionário Michaelis da Língua Portuguesa, ao definir “ensino”, relaciona esse termo ao conhecimento e à transmissão de informações a alguém; ou seja, colocamos a ação nas mãos de quem instrui.

Mas, não pense que toda essa responsabilidade recai apenas sobre o professor. Todas as pessoas que fazem parte do universo de uma criança também assumem o dever de ensinar: seja sobre como fazer algo, sobre como se comportar ou apenas explicando algo novo e desconhecido até então.

Para ensinar é preciso primeiro aprender

Quando se trata do professor, temos aqui um profissional que se preparou para a função de ensinar. Ele investiu em estudos, se especializou em certa área e desenvolveu metodologias e didáticas para melhor transmitir o conteúdo apreendido.

Mas, em muitas situações, o ensino acontece espontaneamente, principalmente no dia a dia: quando os pais repreendem o filho por bater no irmão, por exemplo, estão ensinando que essa atitude não é aceitável. São valores aprendidos e repassados.

Logo, para ensinar é necessário aprender primeiro. Por isso é importante entender o que é aprendizado.

O que é aprendizado?

Aprendizado é o processo de aquisição de conhecimentos, ou seja, uma atividade que depende de quem quer ou precisa aprender, e assim ele completa o ato de ensinar.

Mesmo que a principal fonte de ensino sejam pais, familiares e professores, existem outros meios para a criança adquirir conhecimento, tais como os livros, músicas, filmes, desenhos e, principalmente a relação da criança com a família. O afeto ensina muitas coisas que estimulam o aprendizado mesmo antes da criança saber ler.

Quem ensina também aprende

Apesar de os conceitos parecerem indicar que só um aprende enquanto o outro apenas ensina, na verdade as ações são realizadas simultaneamente por todos os envolvidos no processo.

Ao ensinar, o professor aprende a identificar métodos didáticos mais eficazes, passa a conhecer realidades diferentes da sua e busca aprimorar seus próprios conhecimentos — especialmente quando um educando lhe apresenta uma dúvida inesperada. É dessa forma que eles fazem parte do aprendizado do professor.

Já um adulto pode aprender com a criança qual a melhor maneira de se expressar e se fazer entender e, ainda, descobrir como ela aprende melhor (seja jogando, usando tecnologias, cantando ou desenhando).

Como você pôde perceber, os conceitos de ensino e aprendizado fazem parte da vida das crianças não só na escola, mas em todos os contextos sociais.

Você que se preocupa com questões de ensino e aprendizagem na infância pode entender melhor sobre educação infantil ao acessar nosso post sobre o assunto. Confira!

Compartilhe

Veja mais posts

Jorna Bett Online

A segunda edição da Jornada Bett Online que vai ao ar entre os dias 11 e 14 de maio de 2020, será transmitida ao vivo

Revista Educação&Família – Ensino domiciliar

Nossa educadora e fundadora Janine Rodrigues, foi convidada para falar sobre o ensino domiciliar (homeschooling), pela Revista Educação&Família.   Confira no link: https://issuu.com/suaescolaideal/docs/p4_ed2_familiaeeducacao_smc  

Preencha o formulário que entraremos em contato com você

Open chat
Como posso te ajudar?
Olá, ...✋🏾
Como a Piraporiando pode te ajudar?