educação com
afeto para
a diversidade

EnglishPortugueseSpanish

educação com
afeto para
a diversidade

3 formas de trabalhar os valores culturais na educação infantil

Respeito a uma cultura diferente da sua, dimensão ampliada da capacidade humana e solidariedade. Esses são alguns dos benefícios que o ensino pautado em valores culturais na educação infantil podem trazer às crianças.

Há muitas maneiras de fazer isso dentro da sala de aula, articulando o aprendizado infantil. A contação de lendas e organização de festivais temáticos, por exemplo, são algumas das iniciativas que ajudam a envolver as crianças no desenvolvimento cultural.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça 3 propostas que podem ser utilizadas na educação infantil baseadas na diversidade. Confira!

1. Lendas

Como uma determinada cultura explicava o fenômeno da chuva? Ou o surgimento da vida humana e dos animais? Essas questões podem ser respondidas por meio das lendas.

Esse tipo de história demonstra a diversidade do ser humano em criar narrativas de sua existência e do mundo ao seu redor. Além disso, as lendas ensinam a criança ter múltiplos olhares sobre uma determinada temática.

Para trabalhar lendas na educação infantil, é interessante apresentar contos populares. Nesse aspecto, o importante é não se limitar aos contos de fadas clássicos ocidentais. Há muitas e boas histórias na tradição africana e oriental.

2. Festivais

As crianças, geralmente, gostam muito de festas e diversão. Nesse sentido, os festivais serão ótimas ferramentas para apresentação de diferentes culturas.

É interessante escolher uma temática. Pode ser, por exemplo, celebrações da cultura de determinado país ou, ainda, festas da própria cultura brasileira. Lembre-se de que, para ser um sucesso, os festivais devem ser estruturados em diversos elementos, desde a comida típica até as apresentações de dança.

Para garantir maior envolvimento, na escola, por exemplo, o professor pode preparar uma encenação com os alunos, ajudando-os a escolher as roupas típicas e demais aparatos. Esse tipo de atividade faz o educando ter uma experiência imersiva naquela determinada cultura, além de deixá-los bastante curiosos e interessados.

3. Música e dança

A música e a dança são formas muito ricas de se contar a história de um povo. Por meio da música e da dança, os pequenos têm maior contato e maior facilidade de se lembrarem dos elementos integrativos daquela cultura. Afinal, esses aspectos estarão marcados no passo da dança e no ritmo da música, trabalhados pedagogicamente.

Dessa forma, escolha as músicas e danças e trabalhe a sensação com as crianças. Por exemplo, você pode perguntar como elas dançariam as musicas de acordo com o som que escutam. E, ainda, você pode apresentar canções em outras línguas a elas, a fim de aumentar a capacidade linguística da classe e as conexões culturais.

Essas foram algumas maneiras de trabalhar valores culturais na educação infantil. Nesse processo, é importante lembrar a necessidade de não ignorar a fase da infância, pois é nessa idade que se começa a formar os primeiros valores éticos e a linguagem, essenciais para o desenvolvimento da criança em um adulto solidário e criativo.

E aí, gostaria de conhecer outros materiais para aplicar na educação infantil? Então, entre em contato conosco! Nos preocupamos com os temas do brincar, com a infância, a literatura e a educação infantil, prezando, sempre, pela valorização da diversidade. Esperamos você!

Compartilhe

Veja mais posts

Jorna Bett Online

A segunda edição da Jornada Bett Online que vai ao ar entre os dias 11 e 14 de maio de 2020, será transmitida ao vivo

Revista Educação&Família – Ensino domiciliar

Nossa educadora e fundadora Janine Rodrigues, foi convidada para falar sobre o ensino domiciliar (homeschooling), pela Revista Educação&Família.   Confira no link: https://issuu.com/suaescolaideal/docs/p4_ed2_familiaeeducacao_smc  

Preencha o formulário que entraremos em contato com você

Open chat
Como posso te ajudar?
Olá, ...✋🏾
Como a Piraporiando pode te ajudar?