educação com
afeto para
a diversidade

EnglishPortugueseSpanish

educação com
afeto para
a diversidade

Entenda: por que não podemos ignorar a fase da infância?

A fase da infância é um período importante na vida de qualquer pessoa. É nesse momento que acontecem os maiores aprendizados para o desenvolvimento social, emocional ou intelectual.

É a época que proporciona o primeiro contato dos pequenos com muitas realidades, descobertas, sentimentos. Por isso, é um período de muitos estímulos, que vai definir o comportamento e os traços de personalidade que a criança carregará consigo também na sua vida adulta.

Entenda agora por quais razões você não deve ignorá-lo.

Cria a autoconfiança

É na infância que a autoconfiança é despertada nas crianças, uma característica comportamental determinante para a formação do ser humano.

A melhor forma de os pais e mães colaborarem para desenvolver essa característica é fazendo analogia às situações rotineiras que aparecem, como o medo da morte.

Conforme os conflitos forem surgindo, explore com a criança alguns pontos sobre o valor que ela tem, como lidar com essas dificuldades e que você sempre estará perto dela, oferecendo todo suporte necessário. Acredite: isso faz uma diferença e tanto!

Incentiva a criatividade

Esse é um momento em que os pequenos têm mais acesso aos desenhos animados e aos livros de colorir, que estimulam a habilidade de criar.

Você pode contar histórias, cantar músicas e dar espaço para ela pintar. Você vai perceber como os resultados são incríveis!

Estimula o autoconhecimento

É na fase da infância que a criança tem a primeira oportunidade de se conhecer.

Ela pode começar fazendo isso com o próprio corpo por meio de brincadeiras, pois correndo, pulando e levantando ela entende melhor a funcionalidade de cada membro e como se relacionar com o espaço.

Além disso, essa é a primeira vez em que ela precisa lidar com as emoções. Ela começa entender melhor sobre autocontrole, a cooperação e a negociação.

Desenvolve a linguagem e valores

A infância é o momento em que as crianças descobrem palavras, expandem o vocabulário e melhoram a pronúncia. Situações fundamentais para a alfabetização.

Também ocorre o desenvolvimento de valores e os responsáveis devem abordar assuntos como honestidade, empatia e colaboração, igualmente importantes para a formação de caráter.

Ensina a se relacionar com o próximo

O convívio social é uma situação que deve ser considerada. Quando os pequenos começam a brincar na rua, socializar com outras crianças e fazer novos amigos, os responsáveis podem ensinar sobre relacionamentos.

Lembre-se que você é um referencial para a criança. Cuidado com comentários e posicionamentos racistas, homofóbicos, preconceituosos e que causem qualquer má impressão e confusão no entendimento e educação da criança.

Cria laços duradouros

A relação entre filhos, pais e mães pode amadurecer, demonstrar afeto e proporcionar um clima de cumplicidade, respeito e que faça com que a criança esteja segura de que é uma pessoa amada.

Então, aproveite as atividades entre vocês, crie o hábito de contar histórias, de brincar juntos e dedique sua atenção às crianças. Esse é o melhor investimento que você pode fazer na vida delas.

E aí, gostou das nossas dicas? Acompanhe muitas outras nas redes sociais da Piraporiando. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

Compartilhe

Veja mais posts

Jorna Bett Online

A segunda edição da Jornada Bett Online que vai ao ar entre os dias 11 e 14 de maio de 2020, será transmitida ao vivo

Revista Educação&Família – Ensino domiciliar

Nossa educadora e fundadora Janine Rodrigues, foi convidada para falar sobre o ensino domiciliar (homeschooling), pela Revista Educação&Família.   Confira no link: https://issuu.com/suaescolaideal/docs/p4_ed2_familiaeeducacao_smc  

Preencha o formulário que entraremos em contato com você

Open chat
Como posso te ajudar?
Olá, ...✋🏾
Como a Piraporiando pode te ajudar?