educação com
afeto para
a diversidade

EnglishPortugueseSpanish

educação com
afeto para
a diversidade

Entenda a importância da leitura na educação infantil

Incentivar a leitura na infância, além de ser um gesto saudável e generoso, traz inúmeros benefícios aos pequenos. Pessoas que adquirem esse hábito ainda quando crianças têm grandes chances de se tornarem cidadãos inteligentes, questionadores e leitores assíduos.

São vários os motivos que nos fazem reconhecer a importância da leitura na educação infantil. Segundo a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, realizada em 2015, 44% da população não pratica a leitura e 30% nunca compraram um livro. Isso mostra que o Brasil precisa aumentar seu número de leitores e a melhor forma de fazer isso é começando pelas crianças.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue com a gente e veja as vantagens de estimular esse hábito ainda na infância.

Colabora para o crescimento e avanço da criança

A leitura ajuda no desenvolvimento emocional, pessoal e intelectual, aumentando habilidades que serão úteis tanto na infância quanto na fase adulta.

O hábito colabora com o progresso nos estudos e  na vida profissional, melhora a capacidade de interpretação e de raciocínio, exercita o cérebro, estimula a memória e ainda auxilia no desenvolvimento das relações interpessoais, já que desperta a percepção sobre o mundo e as pessoas.

Desenvolve o conhecimento

Quem pratica a leitura aumenta os conhecimentos acerca do mundo, aprimora os pensamentos, desenvolve a imaginação, enriquece o vocabulário e aprende a usar a linguagem corretamente.

Para a criança, que está em um momento de aprendizado, a leitura é de extrema importância no processo de autoconhecimento e de formação da maneira de pensar e de agir. Em casa ou na escola, o incentivo à leitura trará grandes benefícios.

Proporciona entretenimento

Os livros podem promover momentos divertidos e de descanso. Associe a leitura a passeios e leve as crianças para visitarem os locais citados nas histórias, use a tecnologia a seu favor e aproveite a biblioteca virtual do tablet ou computador, crie cantinhos confortáveis na casa e disponibilize livros com temas chamativos.

Vá adequando a idade das crianças aos conteúdos e aos tipos de atividades. Dessa forma, incentivar os pequenos a ler vai ajudá-los a ter prazer na leitura, usando-a nos momentos de entretenimento e distração.

Estimula o senso crítico

As crianças que têm o hábito de ler aprendem a embasar melhor suas ideias, a formar opiniões, a concentrar-se, a minimizar dificuldades e a respeitar os pensamentos diferentes dos seus.

Quem lê desenvolve o intelecto e aguça o senso de reflexão e de análise. A fase infantil é um excelente momento para que os pais leiam com seus filhos e os estimulem a essa prática. Reserve 20 minutos antes de colocá-los para dormir para lerem alguma coisa juntos.

Esse ato, além de estreitar os laços afetivos entre os filhos e seus pais e mães, colabora com o desenvolvimento das crianças. Os resultados terão efeito a longo prazo, seja na vida pessoal, seja na sociedade, com o aumento do número de leitores em nosso país.

Gostou do post? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente a sua opinião sobre a importância da leitura na educação infantil.

Compartilhe

Veja mais posts

Prêmio Escola Diversa

Em sua primeira edição, escolas das redes pública e privada  podem participar, o Prêmio Escola Diversa, foi criado pela Piraporiando, tem a proposta de dar

Compartilhe

Veja mais posts

Prêmio Escola Diversa

Em sua primeira edição, escolas das redes pública e privada  podem participar, o Prêmio Escola Diversa, foi criado pela Piraporiando, tem a proposta de dar

Assine nossa Newsletter

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Preencha o formulário que entraremos em contato com você

Open chat
Como posso te ajudar?
Olá, ...✋🏾
Como a Piraporiando pode te ajudar?