educação com
afeto para
a diversidade

EnglishPortugueseSpanish

educação com
afeto para
a diversidade

Saiba quais são os tipos de aprendizado infantil

Já reparou como, no processo de aprendizado, as crianças se interessam por diferentes atividades? Isso tem uma explicação muito simples: elas não aprendem da mesma maneira. Cada uma tem suas facilidades, aptidões e dificuldades, por isso é importante ter em mente que existem diferentes tipos de aprendizado infantil.

Sabendo disso, pais e educadores podem estimular as crianças de várias maneiras, conforme o modelo de aprendizado que mais se encaixe em seus padrões. No post de hoje, apresentamos os principais tipos de aprendizado. Confira!

Auditivo

A criança que aprende mais facilmente por meio da audição prefere ouvir o conteúdo a ler e escrever, por exemplo. Geralmente, essas pessoas apresentam grande afinidade com o aspecto verbal e se interessam por diferentes sons.

Não é difícil reconhecer estudantes de perfil auditivo, pois eles costumam gostar muito de ouvir histórias, falar com clareza e decorar letras de música com bastante facilidade. Para aproveitar essas características, vale investir na contação de histórias, em audiobooks e também nas aulas de música.

Na hora do estudo, é importante que a criança leia em voz alta, repita trechos importantes e faça, por exemplo, um jogo de perguntas e respostas, também em voz alta, com o auxílio de pais e professores.

Visual

O apelo visual é fundamental para muitas crianças. Visualizar um conteúdo (mesmo que seja apenas em seu pensamento) faz toda a diferença na hora de aprender. Textos, imagens, gráficos, mapas: todos esses elementos ajudam muito!

Para reconhecer essa aptidão, observe se a criança se interessa muito pelos desenhos de um livro — às vezes, mais do que pela própria história. Há também uma tendência a preferir assistir a DVDs musicais do que apenas ouvir a música, por exemplo.

Ao ensinar esse aluno, opte por trabalhar com diagramas, slides, gráficos e imagens, pois isso ajuda a prender a sua atenção. Além disso, lembre-se que ele tem muito mais facilidade em assimilar um conteúdo por meio da leitura do que pela audição: logo, fornecer bons materiais escritos é importante.

Cinestésico

A criança de perfil cinestésico tende a ser dinâmica, a gostar de movimento. São alunos que aprendem melhor com uma abordagem mais prática e descontraída, em que podem tocar, mexer e produzir.

Crianças cinestésicas podem ter mais dificuldade para se concentrar e realizar as tarefas da maneira convencional, mas isso não significa que você deve puni-las — pelo contrário, deve procurar formas de explorar suas características na hora de ensinar.

Assim, invista em aulas de campo, passeios educativos, atividades em laboratório e práticas que envolvam bastante gestual e movimentação. Vivenciar como as coisas são e acontecem no “mundo real” é essencial para esse perfil, por isso, busque formas criativas de estimular o interesse da criança!

Tátil

O tipo de aprendizado tátil está relacionado ao cinestésico, mas guarda as suas peculiaridades. Ao contrário do perfil cinestésico, a criança que apresenta essa aptidão, geralmente, é mais quieta e concentrada, além de apreciar trabalhos manuais mais detalhistas e minuciosos, muitas vezes gostando de desenhar, costurar ou tocar instrumentos musicais.

Essa criança pode desenvolver uma relação muito próxima com seus objetos, sejam brinquedos ou livros, pela sensação que o toque lhe traz e por gostar de sentir diferentes texturas e objetos. Além disso, costuma ter facilidade em escrever. Portanto, estimule-a a aprender diferentes habilidades com as mãos, desde o uso de canetas e lápis variados, até truques de mágica, por exemplo.

Atentar-se para os diferentes tipos de aprendizado infantil é fundamental na hora de educar os pequenos. Ao conhecer melhor a criança, você pode investir em diversas possibilidades e, assim, potencializar o interesse do aluno. Lembre-se, também, de que não se deve pular as etapas de aprendizado: respeitar o ritmo da criança, conforme o seu perfil de aprendizado, faz toda a diferença.

Se achou esse conteúdo relevante, compartilhe nas redes sociais para que mais gente fique sabendo desse tema tão importante! Até a próxima!

Compartilhe

Veja mais posts

Prêmio Escola Diversa

Em sua primeira edição, escolas das redes pública e privada  podem participar, o Prêmio Escola Diversa, foi criado pela Piraporiando, tem a proposta de dar

Compartilhe

Veja mais posts

Prêmio Escola Diversa

Em sua primeira edição, escolas das redes pública e privada  podem participar, o Prêmio Escola Diversa, foi criado pela Piraporiando, tem a proposta de dar

Assine nossa Newsletter

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Preencha o formulário que entraremos em contato com você

Open chat
Como posso te ajudar?
Olá, ...✋🏾
Como a Piraporiando pode te ajudar?