educação com
afeto para
a diversidade

EnglishPortugueseSpanish

educação com
afeto para
a diversidade

O período de adaptação na Educação Infantil – O papel da família e da instituição nesta fase.

O período de adaptação é o termo dado a fase na qual a criança está acostumando-se a uma nova rotina – neste caso específico, a rotina escolar e/ou da creche. Acordar cedo, ficar longe da família por um período de tempo maior que o de costume, conhecer e conviver com novas pessoas diariamente, enfim, adaptar-se a novos hábitos e em um novo ambiente.

Separamos algumas dicas para preparar os pequenos para esta nova fase. Continue lendo!

O papel da instituição na fase de adaptação:

O papel primordial da instituição neste momento é possibilitar às crianças relações pessoais que não sejam do seu núcleo familiar. Todos devem estar envolvidos nessa fase, afinal, a criança deve se sentir segura para que a socialização aconteça da melhor forma.

Dicas para a instituição:

  • Antes que as atividades se iniciem, é interessante que a instituição faça uma entrevista com os responsáveis para conhecer mais sobre a criança, seus interesses e comportamento.
  • Para esta fase é ideal que a criança seja sempre recebida pela mesma pessoa durante, de preferência um(a) educador/educadora responsável pela turma onde ela estará inserida. Isso ajuda a criar os primeiros laços de confiança.
  • O preparo de atividades que sejam do interesse da criança e que possibilite experiências em conjunto é uma ótima opção para esse período. Mas lembrem-se : Na creche as crianças, precisam, principalmente brincar. Realizar atividades de acordo com suas idades. É preciso muito cuidado e sensibilidade para que não sejam atribuídas as crianças ( principalmente na primeira infância) atividades que elas só deveriam fazer em salas de aula. Creche é diferente de escola e vice verso.

O papel da família na fase de adaptação:

A família, por ser (geralmente) o ambiente de primeiro contato social da criança, é responsável por uma preparação para esse novo ambiente. Envolver a criança nesse processo já faz parte da adaptação. Questione-a sobre como ela acha que será a sua nova escola, chame-a para preparar sua mochila, o lanche… Se for creche, a mesma coisa. Converse muito com ela sobre essa nova fase para que no primeiro dia ela não fique mais resistente do que o ‘’esperado’’.  Não esqueça que os pequenos são os protagonistas principais dessa nova fase e a opinião deles deve ser levada em consideração.

Dicas para a família:

  • É essencial que os responsáveis se sentiam seguros com a escolha da instituição, seja creche ou escola. Afinal, será lá que seu filho passará grande parte do dia.
  • Esteja presente nos primeiros dias para buscar a criança e levá-la. Tanto mãe quanto o pai. É importante que, assim como nas demais atividades da criança ela se sinta protegida e importante para sua família. Evite ficar com ela dentro da creche/escola. Mesmo quando a instituição permitir. A não ser em casos extremos e realmente necessários. A criança precisa criar vínculos novos e sua presença precisa ser nos momentos certos. A presença de um familiar é importante para que a adaptação acontece de forma eficiente e não dolorosa.
  • Estabeleça um diálogo com os educadores, assim você pode acompanhar a rotina de seu pequeno/sua pequena e ainda contribuir com informações essenciais para sua adaptação.
  • Entenda que esta fase é essencial para o desenvolvimento do seu filho(a) e que por mais que, no primeiro momento, pareça angustiante e doloroso deixar seu pequeno(a) aos cuidados de outra pessoa, é importante que encare isso de forma positiva. Tenha em mente que esta fase vai ajudar no desenvolvimento, amadurecimento, autonomia e socialização do seu filho(a).

Gostou do nosso conteúdo da semana?

Deixe sua opinião nos comentários e nos siga nas redes sociais para saber mais sobre a gente e ficar conectado com tudo que acontece na Piraporaindo.

Compartilhe

Veja mais posts

Prêmio Escola Diversa

Em sua primeira edição, escolas das redes pública e privada  podem participar, o Prêmio Escola Diversa, foi criado pela Piraporiando, tem a proposta de dar

Compartilhe

Veja mais posts

Prêmio Escola Diversa

Em sua primeira edição, escolas das redes pública e privada  podem participar, o Prêmio Escola Diversa, foi criado pela Piraporiando, tem a proposta de dar

Assine nossa Newsletter

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Preencha o formulário que entraremos em contato com você

Open chat
Como posso te ajudar?
Olá, ...✋🏾
Como a Piraporiando pode te ajudar?