educação com
afeto para
a diversidade

EnglishPortugueseSpanish

educação com
afeto para
a diversidade

Diversidade cultural e Infância

Vamos pensar numa criança ou num jovem que muda de escola. Esta criança ou este jovem tem uma cultura que não é comum dentre seus colegas. Ele ou ela pode ser por exemplo cigano, ou umbandista, ter um sotaque diferente, se vestir de modo diferente, criado somente pela mãe, ou somente pelo pai ou ainda, por dois pais ou duas mães. Sabemos que cada um destes exemplos são muito distintos e que cada um tem suas particularidades. Mas uma coisa toda tem em comum: A necessidade e o direito ao respeito. Somos pessoas diversas. Diferentes em crenças. Diferentes culturas . Temos também (querendo ou não) as diferenças sociais. Toda esta diversidade é real. Falar com a criança sobre o respeito a diversidade não é necessariamente concordar com o outro e sim, ter como premissa o ouvir, o dialogar e ainda que discordando, fazer prevalecer o direito ao respeito.
Alguns casos, enfrentados por algumas crianças, podem ser tão nocivos quanto os mencionados anteriormente. Um menino que gosta de dançar, de música clássica, de balé, de pintar, pode enfrentar muitos preconceitos por parte dos próprios colegas de turma. Mas qual o nosso papel, enquanto educadores e enquanto sociedade quando uma criança (que pode ser nosso filho, sobrinho, neto, afilhado) caçoa e humilha um colega? Nós rimos? Deixamos para lá? Colocamos a responsabilidade na professora que ‘’não teria ensinado’’ direito (quando na verdade o professor, a família, a sociedade, todos estes atores têm responsabilidade na educação da criança). Qual nossa conduta nestes casos? Conversamos com a criança?
Dificilmente algo que não é importante para aqueles que cercam a criança, será importante para ela. A igualdade de direitos e deveres pode ser algo leve de se aprender. Como primeiro e significativo passo podemos contribuir para que nossas crianças comecem por respeitar e reconhecer o valor da diversidade. Quer comentar sobre o assunto? Tem alguma experiência relacionada a este artigo? Vou gostar muito de saber. Deixe aqui seu comentário !!

Compartilhe

Veja mais posts

Jorna Bett Online

A segunda edição da Jornada Bett Online que vai ao ar entre os dias 11 e 14 de maio de 2020, será transmitida ao vivo

Revista Educação&Família – Ensino domiciliar

Nossa educadora e fundadora Janine Rodrigues, foi convidada para falar sobre o ensino domiciliar (homeschooling), pela Revista Educação&Família.   Confira no link: https://issuu.com/suaescolaideal/docs/p4_ed2_familiaeeducacao_smc  

Preencha o formulário que entraremos em contato com você

Open chat
Como posso te ajudar?
Olá, ...✋🏾
Como a Piraporiando pode te ajudar?